segunda-feira, 5 de outubro de 2009

1966/Blota&Sonia

O período em que trabalhamos na Rádio e Tv Record, foi muito proveitoso em muitos sentidos. Profissionalmente foi o período do aprendizado. Vínhamos do teatro, aonde fazíamos praticamente tudo. Iluminação, direção de cena, produção musical etc.etc.

Na tv é diferente, cada um desses ítens tem um profissional da área. A nossa função era a de criar e outros executavam.

No Blota Jr. Show, nossa primeira experiência televisiva, o nosso trabalho era o de sugerir entrevistas para o comandante do programa, preparar a ficha dos entrevistado com seu perfil e as perguntas que seriam interessantes de se fazer. Esse trabalho era dividido pela equipe, ficando para o apresentador o contato direto com os entrevistados especiais, tais como políticos e figuras de maior relevância.

Lembro-me de uma entrevista que Blota Jr. fez com um indíviduo de nome Aladino Felix, também conhecido como Sábato Dinotos, que dizia ter traduzido as profecias de Nostradamus. Ele era meio estranho e tempos depois apareceu nos noticiários acusado de terrorismo. Durante a entrevista, Blota teve que cortá-lo chamando os comerciais, quando começou a profetizar que “o homem de barro seria expulso e daria lugar ao homem de natal” interpretando o livro de Nostradamus, querendo dizer que Adhemar de Barros, governador de São Paulo na época, seria cassado e em seu lugar, assumiria Laudo Natel.

Bem, a verdade, é que a cassação de Adhemar de Barros aconteceu e Laudo Natel, que era seu vice, assumiu o governo do Estado de São Paulo em 6 de junho de 1966. Sábato Dinoto esteve preso no Dops de onde desapareceu .

Não me lembro quem convidou Sábato Dinotos para o ”Blota Jr. Show“, só me lembro que o” Dr.”, como era carinhosamente chamado o “chefe”, distribuiu bronca pra todo mundo.

Aconteceram passagens muito curiosas durante a nossa permanência na Record. O ambiente era de muita camaradagem entre os companheiros. Tínhamos uma associação de funcionários, que colocava a nossa disposição colônia de férias, empréstimos financeiros, vendas de produtos a preços de fabrica, em fim, quem trabalhava na Record trabalhava feliz.

Além de trabalharmos na Tv, tínhamos um programa de rádio diário, que entrava no ar por volta das 23 horas. Numa atitude pouco comum na época, o salário em espécie e em dia, era recebido durante o horário do programa de rádio. A Record era líder de audiência e tinha uma situação financeira bem saudável .

Foi lá que nasceu, numa iniciativa dos funcionários, a prática do “showbol” no espaço aonde era gravado o Circo do Arrelia. Juntavam produtores, apresentadores, funcionários de todos os níveis para, até altas horas da noite, baterem aquela bola.

Uma das lembranças que guardo daquela época, foi um sorteio que a nossa associação fez de um fusca zero, para todos os funcionários da emissora, durante uma festa de aniversário da Record. Pra variar, chamaram o casal mais famoso e respeitado da TV na época, Blota Jr e sua esposa Sonia Ribeiro, para comandarem o sorteio. Eles eram os mestres de cerimônias de todos os festivais, shows do dia 7, e foram os precurssores das famosas duplas, que até hoje são utilizadas, nos principais programas de nossa TV.

O pessoal já estava impaciente quando Blota e Sonia começaram o sorteio, que tinha muitos brindes antes de chegar ao prêmio maior: o sonho de dez entre dez brasileitos - o fusca zerinho.Depois de muito suspense, Blota anuncia: ”E o fusca vai para o número ...tal!” Todo mundo procura o número tal, e surpresa, o número sorteado era o de Sonia Ribeiro! Tumulto geral, vaias, assobios, gritos de “marmelada”, até que Blota com o microfone em punho acalma o pessoal e anuncia: “Pessoal acho justo que, como a Sonia ganhou o prêmio, ela fique com ele, mas para mostrar a vocês o quanto admiro a todos os companheiros, prometo que sábado que vem, aqui mesmo, estarei sorteando um de meus carros!” Com esse anúncio, a euforia tomou conta de todos presentes, afinal, Blota só desfilava de Mercedes Benz ! A imaginação correu solta, era conversa por todo lado, durante a semana, nos corredores era o único assunto, todos queriam adivinhar qual dos Mercedes o” Dr.” ia sortear.

Conforme o prometido, no sábado seguinte, todos reunidos no páteo e Blota anuncia o sorteio. O carro a ser sorteado adentra o páteo envolto em uma nuvem de fumaça, provocada pelo óleo colocado propositadamente no carburador pelos seus ocupantes, que eram Blota Neto, filho de Blota e Bruninho um de seus assessores. O carro, um Dodge ano 1941 que Blota havia comprado de um funcionário da Secretaria de Turismo para ajudá-lo, por este se encontrar numa situação financeira dificil . A gargalhada foi geral!

A jornalista Lyba Fridman, assessora de comunicação da Record, foi a sorteada. E o que para muitos parecia um “mico”, serviu para tirar a jornalista de um tremendo sufoco. Lyba vendeu seu prêmio para um desmanche e com o dinheiro, conseguiu quitar uma dívida na justiça, cujo prazo se expirava no dia seguinte. Sempre foi grata a Blota Jr. pela atitude que, de uma brincadeira, salvou-a de uma situação difícil.

Lyba foi também, uma das responsáveis pela divulgação de vários trabalhos que realizamos, durante os anos de ouro da bossa nova. Era colunista de rádio, tv e shows e trabalhou nas principais revistas especializadas.

Blota Jr., apesar de não termos tido uma convivência maior, foi uma pessoa que sempre admirei, assim como Dna Sonia Ribeiro, que foi, sem dúvida, a primeira dama da televisão brasileira por sua postura,classe e elegância.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei !!! Quero mais ...